Comunicados

Grupo de Trabalho – Ensino à Distância Holiness

A Diretoria da Convenção eleita para o quadriênio de 2018 a 2021 propôs uma nova forma de trabalho promovendo a descentralização de tarefas por meio da criação de várias equipes chamadas grupos de trabalho. Um dos grupos de trabalho que foram formados é o que recebeu a tarefa de estudar a viabilidade da criação de uma plataforma de Ensino à Distância que pode ser uma ferramenta ao alcance de todos os membros da denominação e acessada de qualquer lugar do mundo.

O Grupo se dispôs a atender as seguintes necessidades latentes levantadas pelos membros da equipe:

  • Formação de Professores de Escola Bíblica;
  • Treinamento de liderança “leiga” em aspectos práticos do cotidiano da igreja;
  • Capacitação contínua de obreiros e ministros;
  • Curso de Complementação Teológica para seminaristas e formação de novos obreiros;
  • Discipulado dos vocacionados.

Considerando as grandes distâncias entre as igrejas e o alto custo de envio dos líderes para centros de treinamentos específicos, o GT pensou numa ferramenta acessível que contemplasse a demanda apresentada. O trabalho de garimpagem e de testes de ferramentas prontas durou alguns meses, até que chegamos à conclusão de que a melhor ferramenta seria a Plataforma Moodle. Novos integrantes foram inseridos na equipe e o trabalho ficou muito mais técnico com o lançamento de um curso teste no mês de julho de 2018.

O trabalho inicial de encontrarmos uma ferramenta que atendesse a nossa necessidade com baixo investimento foi finalizado, mas enxergamos a necessidade de trabalhar em conjunto com os Departamentos de Educação e de Comunicação, além de outros GT’s que estão com a responsabilidade de produção de materiais para estudos em grupos pequenos. Após algumas reuniões, alinhamos que chegou o momento de partirmos para a etapa de congregar os materiais existentes que já são utilizados por vários ministros da denominação.

Atualmente, temos uma equipe altamente capacitada que se dividiu em duas: 1) a coordenação técnica que cuidará da publicação dos materiais e manutenção do conteúdo online e; 2) a equipe pedagógica que está responsável por reunir todos os materiais, avaliar e preparar para a publicação.

Tipos de cursos EAD - autoinstrucionais / interativos

Diante do desafio de se levantar tutores que disponham de tempo e capacidade técnica para trabalhar nesse projeto, estamos optando, nesta primeira etapa, por criar Cursos Autoinstrucionais, conforme segue o diagrama abaixo.

Enxergamos uma vida longa para este projeto e acreditamos que em breve mais pessoas serão inseridas na equipe, fortalecendo o time atual e promovendo a abertura de novos cursos noutros modelos.

A figura abaixo, mostra o fluxo de elaboração de um Curso EaD e os processos que estamos implementando.

Fluxo de elaboração de um curso EAD

Os próximos desafios estão ligados à produção de material. Se Deus permitir, em breve lançaremos novidades! Contamos com o seu apoio e orações!

Por Paulo Pedroso – Coordenador do GT.