Grao de Mostarda

Uma história missionária para aquecer o coração

As voltas que o mundo dá e o Senhor que sempre está lá

Alguns anos atrás, por volta de 2005, quando ainda pastoreava a Igreja de São José dos Campos, recebemos lá na igreja um grupo dos Estados Unidos chamado “Light Singers”.

O grupo faz parte de um ministério parecido com o dos Vencedores por Cristo e vinha se renovando ao longo dos anos.

Nessa ocasião, conheci o pr. Tom, que fazia parte da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos e realizava cultos em inglês. Numa conversa informal, fiquei sabendo que ele fez parte da primeira equipe do “Light Singers”, quando viveu a seguinte história.

Lá pela década de 70, o pr. Tom foi dos Estados Unidos com grupo para uma missão de curto prazo ao Japão. Foi uma missão muito ingrata para todos os componentes do grupo. Lá, fizeram várias apresentações e evangelismo quase que diariamente, mas não houve nenhuma conversão. Ninguém atendeu a qualquer tipo de apelo. Chegaram até a questionar se alguém do grupo estaria em pecado ou coisa assim, o que estaria dificultando a obra do Senhor. Retornaram aos Estados Unidos extremamente frustrados e sentindo-se fracassados. Alguns até deixaram o ministério depois dessa experiência.

Décadas se passaram, talvez uns 20 anos. Tom tornou-se pastor e veio como missionário para Manaus. Um dia, foi visitar um campo missionário no interior da selva entre um povo ribeirinho muito distante. Lá, conheceu um missionário japonês e inevitavelmente compartilhou sua frustrante experiência no Japão. O japonês, após fazer algumas perguntas, disse:

– Eu estava presente em uma de suas apresentações no Japão e foi a primeira vez que tive contato com o Evangelho. Não tomei nenhuma decisão naquele momento, mas depois procurei uma igreja evangélica para entender a fé cristã e me converti a Jesus Cristo! Agradeço de coração por terem ido ao Japão!

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (1 Coríntios 15.58 -NVI)

Por Pr. Augusto Umeki (Diretor do Departamento de Missões, Membro da D.C. e pastor titular da IEH de Pompeia)

*Publicado na edição do Hora H nº 64