Grao de Mostarda

Os três tipos de chamado

Em qual deles Deus te chama?

Essa história deu um livro. João foi vítima de tentativa de assassinato ainda bebê, mas sobreviveu. Depois, tornou-se filho adotivo da fi lha do presidente dos Estados Unidos. Apesar de ter sido criado na elite de seu país, um dia ficou nervoso e cometeu um assassinato para defender um compatriota seu. Depois que o presidente e a justiça descobriram, esse rapaz fugiu e foi morar na Ilha do Madagascar. Depois de certo tempo, como, na época, não havia televisão nem internet, passou despercebido e mudou de profissão. Agora, não era mais neto do presidente, estava trabalhando como criador de gado nas terras do seu sogro e esqueceu sua vida nos Estados Unidos. Casou-se com uma mulher daquela ilha e teve dois fi lhos. Mas ele nunca tinha esquecido suas dores do passado. Já não era mais um menino, era agora um ancião de 80 anos.

Com as devidas adaptações, essa é uma história verídica.

Moisés é o nome desse homem. Foi acolhido pela princesa do Egito, fi lha de Faraó, mas foi criado pela sua ama de leite, na verdade, sua mãe real, Joquebede. Ele foi criado na alta corte do rei do Egito, mas nunca se esqueceu de que povo ainda era israelita. Tão forte era sua identificação com seu povo de nascença e não com sua mãe adotiva, que matou um egípcio que maltratou um israelita e tentou esconder o corpo. Foi descoberto e fugiu para o deserto de Midiã.

Chamado
Lá, casou-se com a fi lha de um sacerdote midianita. E quando julgava já ter sido esquecido por Deus e pela história que vivenciara, aos 80 anos ele teve uma experiência marcante com Deus. Foi levar as ovelhas do seu sogro para perto de uma montanha chamada Horebe. Lá chegando, percebeu algo fantástico acontecendo. Havia uma sarça que estava no meio do fogo, mas ela não virava cinza. Ouviu uma voz dizendo: “Moisés, Moisés”. Sua resposta ao chamado de Deus foi “sim”. Baseado nessa história, gostaria de falar sobre os três chamados de Deus para nós.

O primeiro chamado de Deus
O Senhor chama pessoas que cometeram erros um dia e, por acharem que Ele nunca as perdoaria, se afastaram dele. Gente que tentou fazer de tudo na vida, até dando as costas para Deus, tentando esquecer que um dia o conheceu. Deus está dando uma segunda chance. Está chamando “Moisés, Moisés”, mesmo que você um dia tenha cometido um grande erro. Deus ainda diz: “Estou de olho em você ainda. Não me esqueci de você!”. O primeiro chamado de Deus é o chamado a uma segunda chance.

O segundo chamado de Deus
O segundo chamado de Deus é para conhecê-lo. Em Êxodo 3.6 Deus diz: eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó. Deus está dizendo a Moisés o seguinte, com essa fala: “Teus pais me conheceram, e eu me tornei o Deus deles; está na hora de me tornar o teu Deus.” Deus está chamando pessoas hoje para conhecê-lo pessoalmente. Há muitas pessoas que se escoram na experiência de outros, mas elas mesmas não tiveram experiência pessoal com Deus.

O terceiro chamado de Deus
O terceiro chamado de Deus é para servir. Deus diz que ouviu o clamor do povo de Israel, que estava escravo, e agora era hora de alguém se levantar para libertar aquele povo. Moisés foi o homem escolhido por Deus. Mas ele inventou uma série de desculpas. Disse que era gago, depois disse que as pessoas não iriam acreditar nele.

Qual chamado Deus tem dado a você hoje? Será que é para se reconciliar com ele? Ou será que é um chamado para conhecê-lo de maneira pessoal? Não seria um chamado para servi-lo com uma missão específica, estando onde você estiver, na sua profissão ou até fazendo algo diferente? Que nossa resposta seja como a de Moisés: “estou aqui, Senhor!”

Por Pr. Edmo Higa (Pastor da IEH de Caraguatatuba, Jetuba e Tinga)

*Publicado na edição do Hora H nº 63