Grao de Mostarda

Nem tudo é o que parece

Uma nova perspectiva para os acontecimentos

Você já passou por momentos difíceis em sua vida na saúde, no trabalho, na escola, na família ou na igreja, quando pareceu que dava tudo errado? Ficou pensando se, por acaso, Deus havia se esquecido de você, ou, então, que Ele havia se lembrado, sim, mas para castigá-lo?

A passagem de Jeremias 24.1-10, sobre o exílio dos habitantes de Judá na Babilônia, nos ajuda muito a entender a perspectiva correta nessas situações.

A princípio, seria normal concluir que quem foi exilado de sua própria terra, expulso de sua propriedade e levado cativo, é aquele pecador, que foi castigado, rejeitado, condenado. Surpreendemo-nos, porém, quando vemos aqui o contrário: quem Deus considera os “figos bons” são os exilados (v. 5), enquanto os que permaneceram na terra são tidos como os “figos ruins” (v. 8).

É surpreendente como aqueles que foram à força a uma terra estranha, obrigados a se sujeitar a um povo pagão, forçados a uma nova cultura, novas leis, novo modo de vida etc., pudessem, na verdade, ser alvo especial do cuidado de Deus. Deus os levou à Babilônia (v. 1) para ser trabalhados por Ele, para ter seus corações transformados a ponto de se voltarem para Ele de todo o coração (v. 6, 7).

Vemos aqui uma grande lição, a qual nos conforta quando estamos passando por situações de dificuldade e sofrimento: esse pode ser o caminho de Deus para trabalhar em nossas vidas, que nos fará voltar para Ele de todo o coração. C. S. Lewis traduziu essas situações da seguinte forma:

“o sofrimento é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido”.

C.S. Lewis

Muitas vezes, quando as coisas estão indo muito bem, esquecemos de ouvir a Deus e acabamos por dar atenção à Sua voz apenas quando estamos enfrentando problemas. Deus chama a atenção de todos quantos ama (Hb 12.5, 6).

Portanto, seja numa situação boa ou difícil, deixemos o Senhor trabalhar em nós; mas, se estivermos passando por uma situação difícil, saibamos que o Senhor não nos abandonou em Seu propósito para nossas vidas e deixemos que Ele trabalhe em nossos corações sem esmorecer!

Por Pr. Carlos Lee (Pastor da IEH de São José dos Campos)

*Publicado na edição do Hora H nº 65