História, planos e projetos da JEMS com a Holiness Brasil
Comemorando 55 anos de atuação no Brasil, a Japanese Evangelical Missionary Society (JEMS) tem agora o primeiro coordenador brasileiro: o pastor William Maki Suzuki (IEH São José dos Campos). A oficialização aconteceu na Assembleia Geral das igrejas Holiness, realizada em setembro/2019.
Segundo John Katagi, Diretor de Missões da América do Sul, o novo cargo de Coordenador Nacional de Campo foi criado para dar suporte local aos trabalhos da organização que tem sua sede nos Estados Unidos.
O primeiro projeto da JEMS aconteceu na cidade de São Paulo na década de 60. Hoje as atividades se expandiram para o norte do país, Paraguai e Argentina. Anualmente, a organização envia grupos de americanos para as igrejas que solicitarem esse apoio na realização de trabalhos evangelísticos como english classes, day camps, Escolas Bíblicas de Férias (EBF) e colaboração em atividades específicas como acampamentos e esportes.
Em janeiro de 2020 será realizado o segundo Projeto Argentina. A equipe, composta por cinco membros da Igreja Holiness do Brasil, vai participar de um acampamento evangelístico da Iglesia Evangelica Japonesa, em local próximo a Buenos Aires, e servir através de testemunhos, contação de histórias, participação em brincadeiras e confecção de artesanato.
História – A JEMS nasceu em maio de 1950, fruto da visão de fortalecer as igrejas nikeis nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, os pastores nipo-americanos tiveram o sonho de reconstruir suas congregações e enviar o evangelho de Cristo ao Japão.
Em 64 foi enviado o primeiro casal de missionários, Ray e sua esposa Ryoko Narusawa, para a Igreja Metodista Livre em São Paulo. Em 91, a direção do ministério na América do Sul foi assumida por John Katagi, passando depois para Nicole Barrios, Chandler Im, retornando para o pastor John em 2008.
Há mais de meio século atuando no Brasil através de obreiros de curto prazo, JEMS serve às igrejas Holiness, Metodistas Livres e outras independentes. A obreira Tamie Kawashima, que atuou como missionária na denominação nos anos 90, foi enviada pela organização.
Hoje, a JEMS está sediada em Los Angeles, Califórnia, e é apoiada por uma rede interdenominacional de igrejas asiáticas americanas, além de mantenedores individuais.
PJ – Pastor John afirma não ter certeza acerca de seu futuro na JEMS América do Sul. Por isso, pede orações para que seu trabalho continue, enquanto procura alguém para substituí-lo no futuro.