DestaqueEventos Denominacionais

Assembleia Geral 2019: saiba como foi

Durante a 83ª Assembleia Geral (AG) da Convenção das Igrejas Evangélicas Holiness do Brasil, realizada dias 5 a 8 de setembro, aconteceu a nomeação dos pastores, bem como a discussão de propostas administrativas e bíblico teológicas.

Ordenação de Ministros

Este texto visa explicar um pouco sobre o funcionamento das plenárias, tendo em vista que nem todos os membros da denominação já participaram delas, além de apresentar as propostas que foram discutidas e aprovadas.

Preparo – Meses antes de acontecer a AG, a Diretoria da Convenção (DC) envia para as igrejas todas as propostas que entrarão em votação. É solicitado que a igreja local discuta os processos com antecedência e, por meio de seu(s) delegado(s), envie o parecer para a AG.

Nas plenárias, antes de uma proposta ser discutida, um representante faz uma apresentação e a Assembleia precisa aprovar a discussão. Caso não seja aprovada, ela é imediatamente descartada.

Em caso de aprovação da discussão, há tempo para dúvidas, opiniões e sugestões de alteração ou substituição. Após tudo isso, acontece a votação para aprovação ou rejeição da proposta.

Eis as propostas aprovadas na AG 2019 por ordem de apresentação.

Propostas

1: Flexibilização do tempo destinado aos temas bíblicos e teológicos.

Autor: Diretoria da Convenção.

As sessões plenárias da AG funcionavam da seguinte forma: 50% do tempo era destinado aos temas administrativos e 50% aos temas bíblico e teológicos. Nesta AG, a proposta foi flexibilizar o tempo destinado aos temas bíblico e teológicos de 50 para 30% se necessário, com a ressalva de encerrar a discussão de uma proposta se ela estiver em andamento.

2: Mudanças no sistema de aposentadoria.

Autor: Diretoria da Convenção.

Esta proposta foi composta por quatro itens. Os dois primeiros enfatizaram a responsabilidade que os ministros devem ter sobre sua aposentadoria. Cada um deverá cuidar de suas finanças com prudência e escolher a forma de aplicação para garantia de sua aposentadoria.

O terceiro e o quarto itens são reflexos de problemas econômicos que o país vem passando, sendo necessário reduzir o auxílio moradia dos ministros e criar um fundo de reserva para auxiliar o pagamento de benefícios para ministros aposentados.

3: Inclusão, sustento, assistência previdenciária denominacional e direito ao voto das mulheres ministras casadas, ou seja, pastoras, cooperadoras e cônjuges de ministros.

Autoria: IEH Bosque

Cada item desta proposta foi votado individualmente e um deles foi aprovado: a inserção do termo “cooperadora” no Regimento Interno.

Foi percebida a necessidade de reconhecer formalmente quem é casada com um ministro e auxilia no ministério de forma integral. Durante a plenária, foi discutido se o termo “cooperadora” seria o mais adequado e, em plenária posterior, a Diretoria da Convenção considerou que este é mesmo o mais apropriado para constar no Regimento Interno. A AG aprovou.

4: Ênfases Bíblicas

Autor: Diretoria da Convenção

Formaram-se grupos de acordo com as temáticas que conversaram sobre o texto proposto inicialmente e fizeram algumas sugestões.

5: Rediscussão do documento ‘Carta Pastoral sobre Batalha Espiritual’

Autoria: IEH Manaus

A proposta foi abordar e discutir o documento ‘Carta Pastoral sobre Batalha Espiritual’ de 1994 e aprová-lo como documento normativo da Convenção sobre o tema. Quando o documento foi escrito, o contexto era bastante polêmico sobre a questão de Batalha Espiritual e isso foi considerado para a aprovação do texto final.

O item 3.3, sobre a teologia das maldições, voltará a ser discutido na AG 2021. A DC indicou uma comissão para estudar o assunto, composta pelos seguintes pastores: Sérgio Yuaça, Edmo Higa, Norio Yamakami, Vagner de Paula e Eduardo Goya.

YouTube – De forma bastante resumida, estas foram as propostas aprovadas durante a AG 2019. Caso você queira saber mais, a equipe de comunicação disponibilizou no Youtube feedbacks sobre o andamento das plenárias no canal Holiness Brasil.

Acesse este LINK e tenha acesso aos vídeos de feedbacks e cultos da 83ª Assembleia Geral.

Por Felipe Nakamura