Grao de Mostarda

Os Paradigmas de Nossa Mente

A primeira vez que ouvi falar sobre Paradigma, estava na faculdade e não entendi muito bem a definição que foi colocada, parecia algo nebuloso e difícil de entender, mas à medida que a matéria se desenvolvia, a questão do paradigma ficou bem mais clara para mim.

Por definição, o paradigma é algo que serve como um modelo, um padrão que é seguido. Vemos isso claramente quando fazemos as coisas sempre de uma maneira e chega uma hora em que algo acontece para mudar este padrão e precisamos sair de nossa zona de conforto para pensar de uma maneira diferente ou continuar fazendo a mesma coisa de sempre.

Provavelmente você que está lendo este texto já deve ter pensado em alguma situação em que isso aconteceu e o paradigma precisou ser quebrado.

Na Bíblia encontramos vários personagens que precisaram quebrar paradigmas, um deles foi Gideão.

No capítulo 6 de Juízes, lemos a respeito desse libertador de Israel. O povo estava sendo oprimido pelos Midianitas, Amalequitas e outros povos a algum tempo e eles ficaram tão pobres devido a essa exploração, que clamaram ao Senhor pedindo por ajuda.

Então Deus levanta Gideão, que estava malhando trigo em um tanque de prensar uvas, bem escondido de seus inimigos, e é nesta hora que aparece um anjo do Senhor e o chama de “poderoso guerreiro”.

O anjo encoraja Gideão e confia na sua capacidade como libertador do povo de Israel, mas o paradigma de ter vindo de uma tribo pequena e sem importância tinha que ser quebrado primeiro. Então ele pede provas a Deus de que Ele realmente estava junto, para libertá-los da opressão.

Creio que muitas vezes nós também fazemos como Gideão.

Passamos por várias situações que às vezes se tornam corriqueiras em nosso dia a dia e viram “normal”: algum abuso, mentiras, maus hábitos, etc. Quando Deus fala através de algo ou alguém duvidamos como Gideão, pois estamos acostumados a viver desse jeito por tanto tempo que é difícil sair dessa roda viva.

Peça ao Espírito Santo que te dê estratégias para vencer estes hábitos e forças para sair da zona de conforto. Peça por coragem para quebrar paradigmas que estão te prendendo para ter a vida abundante que Jesus nos promete em João 10.10.

Que toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus.

Por Alexandre Okamoto (Pastor da IEH Guararapes)

*Hora H Edição 01/2019