DestaqueEventos Denominacionais

Estado do Paraná ganha mais uma igreja Holiness: Assaí

Para termos um breve histórico, desejamos deixar um pequeno relato sobre a igreja, pois, com certeza, não teríamos como mencionar toda a história por trás deste evento.

A Igreja Evangélica Holiness de Assaí nasceu de forma planejada no coração de Deus. Como é bom ver Mt 28.19-20 se cumprindo em nosso meio.

Por muito tempo, houve uma ação missionária e evangelística por parte de membros da igreja de Londrina à comunidade de Assaí. Há cerca de doze anos, veio à igreja de Londrina o senhor Luiz Suzuki trazendo literaturas que a dona Suzu Lee havia emprestado à senhora Abe (que hoje se encontra nos braços do Senhor). A princípio, as visitas eram realizadas para aqueles que falavam a língua japonesa e estavam abertos para ouvir hinos, mensagens e receber orações.

Nessa visita, ele lançou o desafio de plantar uma igreja nessa cidade, mas eu, pastor Roberto Shinze Yahiro e minha esposa, pastora Dilma Higa Yahiro, estávamos com a reforma do templo e das salas adjacentes. Na época eu também terminava meus estudos de pós-graduação em liderança e a Dilma em missões, por isso não pensávamos em agir fora de nossa localidade.

Porém, a insistência do Sr. Luiz Suzuki foi tão grande que dei um desafio para ele: encontrar três famílias e um local onde pudessem ter reuniões de louvor e mensagens. Na semana seguinte, estava o sr. Luiz com as três famílias no local escolhido e já com o objetivo de iniciar uma igreja.

Reunimos-nos com a diretoria da igreja de Londrina que nos liberou para iniciar a implantação de uma igreja em Assaí. Escrevemos um projeto sobre o que seria feito, decidimos os dias das reuniões, os objetivos e os propósitos de ser igreja e algumas estratégias de alcançar novas pessoas para Cristo.

Começamos nossas primeiras reuniões na garagem casa da família Kojo (alguns dos presentes foram: Antônio, Catarina, Luiz Suzuki, Luiza, Marcelo, Cristiane, Sílvia, Sérgio, Rosana e filhas) mais alguns membros de Londrina (Clóvis, Heloísa, Wilson, Bene, Pra. Dilma, Sra. Nita, Jorge…).

Logo tivemos que mudar para o Kaikan da cidade, e muitos curiosos de outras igrejas e amigos compareceram nas primeiras reuniões. Como o espaço não era próprio e tinha a possibilidade de locação de outros grupos, encontramos outro local, nas dependências do salão da família Shimada onde ficamos por um bom tempo. Os grupos familiares da igreja de Londrina se revezavam para dar suporte atendendo às crianças, ministrando louvor e mensagens.

Num concílio da Terceira Região, com o tema ‘Expandindo o Reino de Deus no Paraná’, foi feito o desafio de comprar um local próprio para evitar o aluguel. A igreja de Londrina havia acabado de terminar sua reforma e o caixa estava vazio, mas a oportunidade de adquirir um espaço próprio foi maior.

Igreja de Assaí e Londrina na cerimônia de reconhecimento durante a Assembleia Geral 2019

Assim, as igrejas da Região e a Diretoria da Convenção fizeram o empréstimo para a aquisição de uma casa que foi reformada para iniciar os cultos e atividades semanais em Assaí.

Nesse caminho, outros obreiros ajudaram na implantação da igreja, como pastor Kozo e pastora Rosa, pastor Wanderley e esposa Clara, o candidato ao ministério João Alves e sua esposa Sônia e, ultimamente, o irmão Wilson e Benedita.

Neste Concílio de 2019 a congregação de Assaí foi reconhecida por aclamação como Igreja Evangélica Holiness de Assaí. Somos muito gratos a Deus que até aqui nos ajudou a consolidar a sua obra.

Por Shinze Yahiro, pastor da IEH Londrina