DestaqueEventos Denominacionais

Departamento de Cuidado Pastoral inicia programa de tutoria de ministros

Com o objetivo de construir um processo de tutoria de ministros, o Departamento de Cuidado Pastoral realizou duas reuniões durante o Retiro de Pastores em janeiro de 2020. Estiveram presentes cerca 20 tutores e 25 tutorados, todos ministros da denominação.

Constatou-se que a maior parte dos ministros que tem desenvolvido trabalhos constantes e efetivos buscou recursos e orientações de pessoas experientes. Por isso, a Diretoria da Convenção elaborou um programa de tutoria para pastores e obreiros em início de carreira, a fim de que possam encontrar esse auxílio.

Dadas as complexidades do trabalho pastoral, missionário e ministerial, a questão levantada foi como lidar com a vida humana em seus vários aspectos, indo além da esfera intelectual. Discutiu-se também o desafio de se ter colaboradores voluntários utilizando seus dons e talentos para que o Reino de Deus possa ser edificado de maneira eficaz.

O departamento considera que o programa tem mais chance de sucesso se dispor de um tutorado atento, operante e disposto a crescer. Da mesma forma, a disponibilidade do tutor e sua capacidade de somar em um ambiente permeado de empatia e companheirismo é vital nesse processo.

Avaliação – Nessa primeira reunião, analisou-se como está o programa sob a perspectiva dos tutores e como poderiam melhorar seu trabalho. O mesmo questionamento foi feito aos tutorados, na tentativa de se entender o outro lado. O cruzamento dessas informações deve orientar o departamento para a elaboração de um processo de tutoria dos ministros da denominação.

O papel da igreja é dar suporte para essa capacitação. Cada um fazendo a sua parte, cresce a esperança de se ter ministros preparados que possam desempenhar bem seu ministério, a fim de que a Igreja de Cristo cresça e o nome de Jesus seja glorificado.

Por Liana Goya